sábado, 17 de agosto de 2013

Lutas para mulheres: confira os benefícios das modalidades que lotam as salas das academias


Atividades queimam muitas calorias e trabalham diferentes grupos musculares



Não é de hoje que as lutas deixaram de ser atividades exclusivamente masculinas. A promessa de queimar muitas calorias e definir o corpo em aproximadamente 1 hora de aula atrai cada vez mais mulheres. A maioria das atividades exige avaliação física prévia na própria academia, mas o professor Sérgio Salvino, da Academia da Praia, no Rio de Janeiro, orienta: “Quem sente dores nos joelhos ou coluna também deve procurar a orientação de um ortopedista ou reumatologista antes de começar a praticar lutas. Somente um profissional especializado pode avaliar a extensão do problema e liberar o aluno, ou não”. Descubra abaixo qual é a sua luta.

  • 1
    Muay Thai
    O muay thai está entre as aulas mais concorridas das academias. O professor Lincoln Cavalcante, da Cia Athletica, do Rio de Janeiro, explica os benefícios fazem jus a fama. “Cada aula de 1 hora queima cerca 700 calorias, onde todos os grupamentos musculares são trabalhados, com predominância nas coxas, ombros, costas e peitoral”. O professor explica que, apesar de ser uma aula puxada, o condicionamento físico vem com o tempo. “Quem já pratica outras atividades físicas também pode sentir dificuldade, já que o preparo é específico para essa modalidade”, diz Lincoln.
  • 2
    Boxe
    O professor Anderson Ribeiro, da Cia Athletica, no Rio de Janeiro, explica que o boxe caiu nas graças das mulheres porque queima muitas calorias em uma aula sem monotonia. “Cada hora queima de 600 a 800 calorias, e ainda define braços, pernas, glúteos e abdômen. A atividade também é muito procurada por quem deseja mandar o estresse embora”, diz o professor.
  • 3
    Jiu-jitsu
    Sérgio Salvino, professor da Academia da Praia, explica que o jiu-jitsu é muito bem-vindo para as mulheres. “Os grupamentos musculares mais trabalhados são os abdominais, além de membros inferiores e superiores”. Com gasto de cerca de 700 calorias por 1 hora e meia de aula, é ideal também para quem ainda não pratica nenhuma atividade. De acordo com o professor Marco Loureiro, da Cia Athletica, no Rio de Janeiro, “mesmo uma mulher sedentária pode dar início à prática do jiu-jitsu. O condicionamento físico para essa aula é bem específico e gradativo”.
  • 4
    Capoeira
    De acordo com o professor Sérgio Silvino, da Academia da Praia, a atividade não é uma dança. “A capoeira é uma luta completa, já que todos os músculos estão envolvidos nos movimentos. Existem golpes complexos e difíceis de executar, mas as alunas ganham experiência de forma gradativa”. 
  • 5
    MMA Fitness
    A aula de MMA Fitness tem movimentos inspirados nem golpes do muay thai, jiu-jitsu e submission, mas a atividade não é considerada uma luta. Gustavo Braga, professor de MMA Fitness na Body Tech, explica que “a modalidade atrai as mulheres por que trabalha todo o corpo. As aulas são aulas intensas, com alto gasto calórico”.
  • 6
    Body Combat
    No body combat as aulas são ritmadas e coreografadas, com movimentos que simulam golpes do muay thai, karatê e kick boxing. De acordo professor Sérgio Salvino, da Academia da Praia, "não há nenhum contato entre os praticantes dessa modalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário