sábado, 17 de agosto de 2013

Barriga: saiba quais os alimentos que podem aumentar o volume da região




Deixar feijão de molho reduz formação de gases no estômago



Uma barriga chapada é o sonho da maioria das mulheres. Mas o que fazer se ela teima em surgir mesmo quando o seu peso está em ordem? De acordo com o nutrólogo Cristiano Merheb, a culpa pode ser do refrigerante – light ou não. “Uma pessoa magra pode apresentar barriga por conta da distensão abdominal gasosa. O volume do gás das bebidas gasosas, como cerveja, refrigerantes e até água com gás, causam a sensação de aumento do abdômen”, diz o médico.

A endocrinologista Ana Cristina Belsito, do Hospital São Vicente de Paulo, explica que os alimentos que fermentam no estômago podem dar a sensação de estufamento na região do abdômen. “Legumes e frutas com casca, grãos e folhas podem causar essa sensação. Os alimentos que fermentam liberam gases e produzem enxofre. Essas ações dão a sensação de estufamento por algum tempo após a ingestão, que perdura, às vezes, além da digestão”, explica a médica.

Carboidratos mal digeridos projetam o estômago
Nutritivo, o feijão pode ser o inimigo número 1 de quem tem problemas digestivos. “O feijão fermenta no estômago, dando a sensação de plenitude”, diz a médica Ana Cristina Belsito. Mas não é preciso eliminar o alimento do cardápio. Para diminuir a formação de gases, o ideal é deixar os grãos de molho em água durante a noite. No dia seguinte a água deve ser trocada antes do cozimento.

A ingestão de pães brancos, açúcar, gordura e sal em excesso também pode aumentar o volume na região. O nutrólogo Cristiano Merheb lembra ainda que carboidratos mal digeridos podem ajudar a projetar a barriga.  Assim, Ana Cristina Belsito diz que a barriga de chopp não é um mito. “A combinação de malte, açúcar e álcool, presente na bebida, pode engordar e ainda distender a região do abdômen”, explica a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário