sábado, 17 de agosto de 2013

Conheça dois tratamentos estéticos faciais antes de apelar para a cirurgia


drenagem linfática e fonoestética são aliados no combate às rugas



Não, nós não somos contra as cirurgias faciais. Muito menos a aplicação de toxina botulínica, o famoso botox. Mas você há de convir que, se for possível, é mais recomendado testar outros tratamentos antes de entrar no “bisturi”.

Para esclarecermos as principais dúvidas sobre os tratamentos não invasivos, conversamos com especialistas no assunto: a fonoaudióloga Silvia Pierotti, especialista em motricidade orofacial com enfoque em Fonoudiologia Estética, e as dermatologistas Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Silvia de Mello, da clínica Ivo Pitanguy. Abaixo você conhece as técnicas e põe na balança as vantagens de cada tratamento.

  • 1
    Drenagem linfática facial
    Foto: Getty Images.

    Drenagem linfática não é nenhuma novidade, mas a técnica aplicada somente no rosto ainda é pouco popular. Da mesma forma que o procedimento se dá no corpo, através de massagens para estimular a circulação linfática e eliminar líquidos, a drenagem no rosto também é capaz de reduzir inchaços, medidas e até o acúmulo de gordura no pescoço, as indesejadas papadas, por exemplo. “Caso a drenagem seja realizada entre 20 e 30 anos, aliada com boa alimentação e proteção solar, ela pode retardar as cirurgias de papada, marcas de expressão e também o uso de preenchimento”, acrescenta a Dra. Karla Assed. 

    Tratamentos estéticos: conheça 5 novidades da indústria farmacêutica; veja
    Para a Dra. Silvia de Mello, a técnica não substitui a aplicação de toxina botulínica “A drenagem não funciona sozinha, o uso de cremes apropriados, peeling e o preenchimento associados à drenagem linfática facial trarão excelentes resultados”, diz.
  • 2
    Fonoaudiologia Estética
    Foto: Getty Images.

    A fonoaudiologia estética, ou fonoestética, nada mais é que uma área de atuação da fonoaudiologia que equilibra a musculatura da face e reeduca as funções de mastigação, fala, deglutição e respiração - capaz de promover a suavização das rugas e marcas de expressão. Diferente da drenagem que, segundo a Dra. Karla pode mostrar resultado já na primeira sessão, a fonoestética necessita de 3 a 4 meses de consultas semanais para a avaliação dos resultados.

    Mas este prazo tem explicação: a técnica é mais profunda. A fonoaudióloga explica que o primeiro passo é analisar a dinâmica da musculatura facial do paciente.  Traduzindo em miúdos, nossos vícios musculares - como levantar as sobrancelhas, mastigar alimentos de forma errada ou passar longos períodos com a cabeça abaixada - podem, ao longo do tempo, evidenciar rugas ou marcas de expressão.
    “O surgimento de rugas ao redor dos lábios pode aparecer em pacientes que utilizam aparelho dentário. Isto acontece porque para não mostrar o aparelho, as pessoas sorriem com tensão nos lábios, ocasionando rugas na região. As papadas não são causadas só pelo acúmulo de gordura ou idade, atendo casos clínicos em que adolescentes desenvolveram papadas por ficar longos períodos com a cabeça abaixada, lendo ou usando o computador”, explica.

    Depois da análise dos hábitos da musculatura, iniciam-se as massagens, manobras de alongamento e exercícios faciais, que deverão ser realizados em casa. “A terapia fonoaudiológica é mais uma forma de tratamento não invasivo, que provoca a oxigenação e vascularização do tecido. Mas se o paciente apresentar flacidez acentuada, o mais recomendado é procurar um cirurgião plástico”, diz Silvia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário