sábado, 17 de agosto de 2013

Ouvir música durante o treino aumenta o rendimento em até 15%, diz estudo



Escutar a trilha sonora do filme preferido está entre as recomendações

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Mais do que estimular e embalar as passadas da corrida, a música pode realmente melhorar o desempenho durante os treinos. Em estudo recente, o pesquisador Costas Karageorghis, da Brunel University, em Londres, sugere que a música pode melhorar o rendimento do treino em até 15%. De acordo com o cientista, um dos maiores nomes no estudo da psicologia da música no exercício, o resultado do som durante a prática de atividades físicas pode ser comparado ao estímulo de medicamentos legalizados para melhorar a performance.

Música aumenta resistência e níveis de prazer

O estudo de Karageorghis mostrou que seleções musicais com pop e rock aumentaram a resistência dos corredores em até 15%, elevando também os níveis de prazer durante a prática do exercício. A companhia dos fones de ouvido ainda foi capaz de manter os voluntários positivos para aguentar o treino pesado, mesmo beirando a exaustão física.

Trilhas sonoras transportam o praticante para outro mundo

Para os pesquisadores, treinar ouvindo a trilha sonora do seu filme favorito pode ser uma boa forma de melhorar o rendimento e manter a constância do exercício. Além de melodias e vocais impactantes, este tipo de música remete a uma história ou ambiente específico, despertando boas memórias. A trilha sonora também pode levar o praticante de atividades para uma realidade alternativa durante os exercícios, é quase como viajar para longe enquanto você corre na esteira da academia. 

Veja sete erros que você não quer cometer durante os treinos


Som faz percorrer distâncias mais longas sem que o praticante perceba

Os estudos mostram ainda que o som de  fundo aumentam a resistência durante a prática de atividades físicas, melhora o humor e pode até promover a eficiência metabólica. Ouvindo música é possível percorrer distâncias mais longas, pedalar de forma intensa ou nadar mais rápido do que o habitual – muitas vezes sem que a mudança seja notada pelo praticante.

Quer perder peso? Pratique exercícios na companhia de alguém em nível mais avançado, diz estudo


Em estudo, ciclistas que ouvem música necessitam de menos oxigênio Em 2012, uma pesquisa da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, analisou o desempenho de ciclistas ao som de música. Segundo o estudo, os participantes que pedalaram no ritmo da música necessitaram de 7% menos oxigênio para fazer o mesmo treino quando comparados a atletas que não sincronizaram seus movimentos com um som de fundo. Os resultados sugerem que a música possa funcionar como um metrônomo, ajudando as pessoas a manter o ritmo constante, reduzindo passos em falso e gastos energéticos desnecessários.

O órgão nacional que fiscaliza corridas de longas distâncias nos Estados Unidos, chamado de USA Track & Field, também mostra a influência que a música pode ter sobre o rendimento dos atletas. Eles estão proibidos de usar mp3 players durante as provas, com o objetivo de evitar vantagem competitiva e também garantir a segurança dos corredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário