sábado, 17 de agosto de 2013

As mãos denunciam a idade; conheça tratamentos e cuidados com a região


dermatologistas ainda dão dicas para começar já o tratamento em casa

Fotos: AP Images.

Por Constança Sabença


Do que adianta todos aqueles cuidados para disfarçar ou atenuar o envelhecimento da pele do rosto ou do corpo, se são logo elas, as mãos, que denunciam a idade?
Hidratantes e tratamentos faciais ou corporais serão sempre bem-vindos, é claro, mas, como diz o ditado, “não dá para tapar o sol com a peneira”. E não tem essa de falta de tempo ou dinheiro! Se não cuidar, as mãos podem denunciar muito sobre os anos vividos. Até a diva e supersarada Madonna (foto), aos 55 anos, mostra os sinais do tempo nas mãos...

Para entender: segundo a dermatologista Irene Dantas, da clínica Dicorp, as mãos têm um menor volume de gordura comparadas a outras partes do corpo e, com o tempo, é possível notar maior perda gordurosa nesta área. Isso é o que causa a flacidez e o aspecto envelhecido. “Além disso, as mãos estão continuamente expostas a fatores externos, como o contato com agentes agressivos, sabonetes e detergentes, por exemplo, e o frequente uso de água quente”, explica a especialista.

O dermatologista Murilo Drummond acrescenta ainda outros vilões do envelhecimento na região: a falta de hidratação adequada, estresse, tabagismo e agentes externos como o vento e o frio. Bom, traduzindo em miúdos, já deu para perceber que essa lista é grande o suficiente para não passar batida nos cuidados da beleza. Por isto, selecionamos abaixo os principais tratamentos e cuidados com as mãos. Confira:

  • 1
    Tratamento com ácido hialurônico

    O ácido hialurônico é uma substância líquido-viscosa, presente em nosso organismo, e que preenche os espaços entre as células. Até aí, tudo bem, mas a informação preciosa é que a quantidade desta substância é inversamente proporcional ao tempo de vida do organismo; ou seja, quanto mais velho, menor é a presença do ácido no corpo, o que causa falta de hidratação e elasticidade. Por este motivo, repor o ácido hialurônico é uma alternativa de combate ao envelhecimento.

    “Através da hidratação injetável, ou biorejuvenescimento, há um aumento da hidratação da pele por meio da reconstrução de um ambiente fisiológico ideal para o fibroblastos – responsáveis pela produção de colágeno e elastina”, explica Irene.

    Já se animou? Mas, antes, atenção: o tratamento é indicado para pacientes acima de 30 anos, contraindicado para gestantes ou mulheres que apresentam alguma doença de pele no local da injeção. O preço varia de R$600 a R$900 de acordo com a área tratada.
  • 2
    Reposição de colágeno

    A substância indicada para a estimulação da reprodução de colágeno chama-se hidroxiapatita de cálcio, cuja aplicação, segundo a dermatologista Irene, é simples e indolor. “É feita uma anestesia local e o produto é injetado para preencher os sulcos da região. Este procedimento ajuda a reduzir as rugas e melhorar a tonicidade da pele, além do promover hidratação. O resultado dura cerca de um ano”, diz ela.


  • 3
    Lipoenxertia
    A lipoenxertia, realizada por um cirurgião plástico com anestesia local, remove uma pequena quantidade de gordura de uma região do corpo para inserí-lo nas mãos. “A Lipoenxertia é uma opção quando se faz uma lipoaspiração, já que, de preferência, no mesmo tempo em que se realiza o procedimento no corpo é enxertado a gordura nas mãos. A desvantagem é que o resultado dura menos tempo, cerca de seis meses”, explica o Dr. Murilo.

  • 4
    Tratamentos que podem ser feitos em casa

    Bom, antes de decidir o tratamento ideal para o seu caso com a ajuda de um profissional, é claro, pedimos às dermatologistas dicas para “adiantar os trabalhos” em casa. Irene recomenda o uso de filtro solar continuamente, além de hidratantes à base de ureia, lactato de amônio, ácido hialurônico e antioxidantes, como as vitaminas C e E. Já o dermatologista indica cremes despigmentantes com hidroquinona e/ou ácido retinoico na composição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário