sábado, 17 de agosto de 2013

Ouvir música durante o treino aumenta o rendimento em até 15%, diz estudo



Escutar a trilha sonora do filme preferido está entre as recomendações

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Mais do que estimular e embalar as passadas da corrida, a música pode realmente melhorar o desempenho durante os treinos. Em estudo recente, o pesquisador Costas Karageorghis, da Brunel University, em Londres, sugere que a música pode melhorar o rendimento do treino em até 15%. De acordo com o cientista, um dos maiores nomes no estudo da psicologia da música no exercício, o resultado do som durante a prática de atividades físicas pode ser comparado ao estímulo de medicamentos legalizados para melhorar a performance.

Música aumenta resistência e níveis de prazer

O estudo de Karageorghis mostrou que seleções musicais com pop e rock aumentaram a resistência dos corredores em até 15%, elevando também os níveis de prazer durante a prática do exercício. A companhia dos fones de ouvido ainda foi capaz de manter os voluntários positivos para aguentar o treino pesado, mesmo beirando a exaustão física.

Trilhas sonoras transportam o praticante para outro mundo

Para os pesquisadores, treinar ouvindo a trilha sonora do seu filme favorito pode ser uma boa forma de melhorar o rendimento e manter a constância do exercício. Além de melodias e vocais impactantes, este tipo de música remete a uma história ou ambiente específico, despertando boas memórias. A trilha sonora também pode levar o praticante de atividades para uma realidade alternativa durante os exercícios, é quase como viajar para longe enquanto você corre na esteira da academia. 

Veja sete erros que você não quer cometer durante os treinos


Som faz percorrer distâncias mais longas sem que o praticante perceba

Os estudos mostram ainda que o som de  fundo aumentam a resistência durante a prática de atividades físicas, melhora o humor e pode até promover a eficiência metabólica. Ouvindo música é possível percorrer distâncias mais longas, pedalar de forma intensa ou nadar mais rápido do que o habitual – muitas vezes sem que a mudança seja notada pelo praticante.

Quer perder peso? Pratique exercícios na companhia de alguém em nível mais avançado, diz estudo


Em estudo, ciclistas que ouvem música necessitam de menos oxigênio Em 2012, uma pesquisa da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, analisou o desempenho de ciclistas ao som de música. Segundo o estudo, os participantes que pedalaram no ritmo da música necessitaram de 7% menos oxigênio para fazer o mesmo treino quando comparados a atletas que não sincronizaram seus movimentos com um som de fundo. Os resultados sugerem que a música possa funcionar como um metrônomo, ajudando as pessoas a manter o ritmo constante, reduzindo passos em falso e gastos energéticos desnecessários.

O órgão nacional que fiscaliza corridas de longas distâncias nos Estados Unidos, chamado de USA Track & Field, também mostra a influência que a música pode ter sobre o rendimento dos atletas. Eles estão proibidos de usar mp3 players durante as provas, com o objetivo de evitar vantagem competitiva e também garantir a segurança dos corredores.

Macarrão que emagrece: conheça o prato que ajudou Nigella a perder peso



Miojo milagroso tem apenas 10 calorias

Créditos: Reprodução

Um macarrão milagroso parece ser a receita da chef e apresentadora Nigella Lawson, do GNT, para emagrecer. Conhecido como itokonnyaku, é composto por 97% de água e 3% de fibras de glucomanan, substância viscosa extraída da fibra de konnyaku, raiz da família do inhame. Tradicional na culinária japonesa, em outros países o miojo que emagrece também pode levar o nome de konjac e shirataki. Mas será que o macarrão milagroso emagrece?

De acordo com a nutricionista Marina Capella, o macarrão possui apenas 10 calorias por porção e também pode diminuir a fome: “Isso acontece por que o glucomanan retém água no estômago e se transforma em um gel. O macarrão acaba preenchendo espaço considerável, dando a sensação de saciedade precoce. Como consequência, a pessoa acaba comendo menos”.

Miojo milagroso não pode ser a base da dieta
Marina Capella explica que o macarrão emagrece por que é feito basicamente de água e fibras, mas faltam nutrientes essenciais para a saúde: “Ele praticamente não contém calorias, mas também faltam proteínas, sais minerais e vitaminas. Se o miojo milagroso for a base de uma dieta, vão faltar nutrientes importantes para o organismo, incluindo os carboidratos”.

Segundo a nutricionista, o macarrão que emagrece pode ser inserido no cardápio, desde que não seja a única fonte de alimentação. “Não há nenhum problema se ele for usado para substituir o macarrão tradicional. Como não tem gosto, recomendo cautela na busca por sabor, que pode resultar em muitas calorias desnecessárias em molhos gordurosos, por exemplo. O ideal é combiná-lo com legumes cozidos no vapor, frango grelhado ou filé de peixe”, recomenda Marina. A nutricionista diz que o macarrão pode servir para fazer uma espécie de yakissoba sem molho shoyo. “O shoyo contém muito sódio, que retém líquidos e não é interessante para quem quer perder peso. Recomendo temperá-lo com ervas aromáticas”, diz.

Fibra que compõe o macarrão que emagrece pode ser consumida em cápsulas
O macarrão à base de glucomanan é uma novidade no Brasil, mas a substância já era prescrita por nutricionistas por aqui para diminuir a fome. “O ideal é que ele seja manipulado e prescrito por profissionais especializados, mas o glucomanan em cápsulas também pode ser encontrado em casas de produtos naturais. O macarrão itokonnyaku pode ser encontrado em lojas tradicionais de artigos para culinária japonesa do Bairro da Liberdade, em São Paulo”, diz Marina Capella.

A nutricionista explica que o consumo do glucomanan manipulado tem alguns efeitos colaterais. Como a substância é o ingrediente principal do macarrão que emagrece, ela recomenda atenção ao consumo. “É possível que haja efeito laxativo com o consumo regular. Em excesso, ele também pode reduzir a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K”, orienta a nutricionista. 

Lutas para mulheres: confira os benefícios das modalidades que lotam as salas das academias


Atividades queimam muitas calorias e trabalham diferentes grupos musculares



Não é de hoje que as lutas deixaram de ser atividades exclusivamente masculinas. A promessa de queimar muitas calorias e definir o corpo em aproximadamente 1 hora de aula atrai cada vez mais mulheres. A maioria das atividades exige avaliação física prévia na própria academia, mas o professor Sérgio Salvino, da Academia da Praia, no Rio de Janeiro, orienta: “Quem sente dores nos joelhos ou coluna também deve procurar a orientação de um ortopedista ou reumatologista antes de começar a praticar lutas. Somente um profissional especializado pode avaliar a extensão do problema e liberar o aluno, ou não”. Descubra abaixo qual é a sua luta.

  • 1
    Muay Thai
    O muay thai está entre as aulas mais concorridas das academias. O professor Lincoln Cavalcante, da Cia Athletica, do Rio de Janeiro, explica os benefícios fazem jus a fama. “Cada aula de 1 hora queima cerca 700 calorias, onde todos os grupamentos musculares são trabalhados, com predominância nas coxas, ombros, costas e peitoral”. O professor explica que, apesar de ser uma aula puxada, o condicionamento físico vem com o tempo. “Quem já pratica outras atividades físicas também pode sentir dificuldade, já que o preparo é específico para essa modalidade”, diz Lincoln.
  • 2
    Boxe
    O professor Anderson Ribeiro, da Cia Athletica, no Rio de Janeiro, explica que o boxe caiu nas graças das mulheres porque queima muitas calorias em uma aula sem monotonia. “Cada hora queima de 600 a 800 calorias, e ainda define braços, pernas, glúteos e abdômen. A atividade também é muito procurada por quem deseja mandar o estresse embora”, diz o professor.
  • 3
    Jiu-jitsu
    Sérgio Salvino, professor da Academia da Praia, explica que o jiu-jitsu é muito bem-vindo para as mulheres. “Os grupamentos musculares mais trabalhados são os abdominais, além de membros inferiores e superiores”. Com gasto de cerca de 700 calorias por 1 hora e meia de aula, é ideal também para quem ainda não pratica nenhuma atividade. De acordo com o professor Marco Loureiro, da Cia Athletica, no Rio de Janeiro, “mesmo uma mulher sedentária pode dar início à prática do jiu-jitsu. O condicionamento físico para essa aula é bem específico e gradativo”.
  • 4
    Capoeira
    De acordo com o professor Sérgio Silvino, da Academia da Praia, a atividade não é uma dança. “A capoeira é uma luta completa, já que todos os músculos estão envolvidos nos movimentos. Existem golpes complexos e difíceis de executar, mas as alunas ganham experiência de forma gradativa”. 
  • 5
    MMA Fitness
    A aula de MMA Fitness tem movimentos inspirados nem golpes do muay thai, jiu-jitsu e submission, mas a atividade não é considerada uma luta. Gustavo Braga, professor de MMA Fitness na Body Tech, explica que “a modalidade atrai as mulheres por que trabalha todo o corpo. As aulas são aulas intensas, com alto gasto calórico”.
  • 6
    Body Combat
    No body combat as aulas são ritmadas e coreografadas, com movimentos que simulam golpes do muay thai, karatê e kick boxing. De acordo professor Sérgio Salvino, da Academia da Praia, "não há nenhum contato entre os praticantes dessa modalidade

Barriga: saiba quais os alimentos que podem aumentar o volume da região




Deixar feijão de molho reduz formação de gases no estômago



Uma barriga chapada é o sonho da maioria das mulheres. Mas o que fazer se ela teima em surgir mesmo quando o seu peso está em ordem? De acordo com o nutrólogo Cristiano Merheb, a culpa pode ser do refrigerante – light ou não. “Uma pessoa magra pode apresentar barriga por conta da distensão abdominal gasosa. O volume do gás das bebidas gasosas, como cerveja, refrigerantes e até água com gás, causam a sensação de aumento do abdômen”, diz o médico.

A endocrinologista Ana Cristina Belsito, do Hospital São Vicente de Paulo, explica que os alimentos que fermentam no estômago podem dar a sensação de estufamento na região do abdômen. “Legumes e frutas com casca, grãos e folhas podem causar essa sensação. Os alimentos que fermentam liberam gases e produzem enxofre. Essas ações dão a sensação de estufamento por algum tempo após a ingestão, que perdura, às vezes, além da digestão”, explica a médica.

Carboidratos mal digeridos projetam o estômago
Nutritivo, o feijão pode ser o inimigo número 1 de quem tem problemas digestivos. “O feijão fermenta no estômago, dando a sensação de plenitude”, diz a médica Ana Cristina Belsito. Mas não é preciso eliminar o alimento do cardápio. Para diminuir a formação de gases, o ideal é deixar os grãos de molho em água durante a noite. No dia seguinte a água deve ser trocada antes do cozimento.

A ingestão de pães brancos, açúcar, gordura e sal em excesso também pode aumentar o volume na região. O nutrólogo Cristiano Merheb lembra ainda que carboidratos mal digeridos podem ajudar a projetar a barriga.  Assim, Ana Cristina Belsito diz que a barriga de chopp não é um mito. “A combinação de malte, açúcar e álcool, presente na bebida, pode engordar e ainda distender a região do abdômen”, explica a médica.

Barriga chapada: veja alimentos que devem entrar ou sair da dieta


Pimenta e vinagre de maçã são aliados!



Foto: Getty Images


Seu sonho é ter aquela barriga delineada para exibir com orgulho durante o verão? A primeira providência é fugir de dietas malucas.

De acordo com a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia, para conquistar seu objetivo é preciso saber o que comer: “Quando o objetivo é a perda de gordura localizada, é necessário investir em alimentos com diferentes propriedades. Aqueles ricos em aminoácidos essenciais e vitamina C evitam flacidez e perda de massa muscular, outros estimulam a queima de gordura, enquanto os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce”.

A seguir, a especialista diz quais alimentos você deve evitar ou incluir na dieta para ter o abdômen dos sonhos.

  • 1
    Inclua na rotina
    Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
    . Chás diuréticos: verde, de cavalinha ou dente de leão. Todos irão diminuir o inchaço, já que favorecem a eliminação de toxinas do corpo através da urina, consequentemente levando ao emagrecimento. O chá verde ainda possui cafeína em sua composição, que acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura. Recomendação: quatro xícaras por dia.

    . Aveia: a versão em flocos é fonte de fibras e promove a sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo os picos de insulina, hormônio anabólico que favorece o depósito de gordura no corpo. A aveia ainda é fonte de betaglucana, uma das fibras mais potentes que existem. Recomendação: duas colheres de sopa por dia.

    . Chia: a semente de chia provoca saciedade rapidamente. Ela forma uma espécie de gel no estômago, preenchendo o espaço. Assim, a sensação de fome é menor. Rico em ômega-3, é um alimento anti-inflamatório, o que favorece a perda de peso. Também é desintoxicante e melhora o trânsito intestinal. Recomendação: uma colher de sopa por dia misturada em vitaminas ou sobre a salada.

    . Gengibre: é um alimento considerado termogênico, rico em gingerol, que acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras. Durante o processo de digestão, os alimentos termogênicos exigem maior demanda de energia do organismo, estimulando o emagrecimento. Recomendação: consuma um pedaço pequeno (três vezes ao dia) em chás, sucos e vitaminas ou ainda como tempero para aves e peixes.

    . Pimenta: rica em capsaicina, é considerada um alimento termogênico. Pessoas com problemas gástricos e hemorroidas devem evitar o consumo. Recomendação: algumas pitadas por dia, como tempero para diferentes pratos.

    . Vinagre de maçã: é considerado termogênico e diurético. Ajuda a eliminar toxinas e inchaço, favorecendo o emagrecimento. Recomendação: utilize diariamente como tempero para saladas.
  • 2
    Retire já da sua dieta!
    Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images

    Alimentos refinados:
    são praticamente isentos de vitaminas e prejudicam o trabalho do metabolismo, já que não provocam saciedade. Suas calorias são vazias e não trazem benefícios para o organismo. O ideal é escolher sempre a versão integral dos alimentos, a fim de consumir fibras e promover a saciedade. Evite: arroz, açúcar e pão branco, pão francês, macarrão que não seja integral e açúcar branco. Sempre opte na versão integral a fim de lhe fornecer fibras.

    Alimentos ricos em gorduras saturadas: não possuem propriedades benéficas para o organismo. Evite o consumo de sorvetes, biscoitos, bolos, manteiga, margarina, chocolate, entre outros. Carnes magras, como frango e peixe, são fontes de ferro e não devem ser cortados totalmente da dieta.

    Alimentos com alto índice glicêmico: são metabolizados pelo nosso corpo de forma mais rápida e quase não exigem energia para a sua digestão. São pobres em fibras e retardam a sensação da saciedade. Além disso, elevam os níveis de insulina no sangue, favorecendo o acúmulo de gorduras. Evite o consumo de bolos, sorvetes, pães brancos, batata frita, tapioca, entre outros.  

    Alimentos ricos em gorduras trans:
    são gorduras modificadas em laboratório. O corpo não as reconhece e elas acabam acumuladas na barriga e em outras regiões do corpo. Evite o consumo de margarina, salgadinhos, frituras, pães, massas, leite e derivados. 

    Alimentos industrializados: possuem conservantes e aditivos químicos em sua composição. Pobres em nutrientes, prejudicam a absorção de vitaminas e minerais que são fundamentais para o nosso organismo. Ainda são riquíssimos em sódio, que favorecem o inchaço e a formação da barriguinha. O Ministério da Saúde preconiza o consumo de 2100mg de sódio por dia, mas apenas uma porção de alimentos industrializados pode conter mais de 1000mg. Evite: salgadinhos de pacote, molhos prontos, biscoitos, entre outros alimentos. 

Confira os novos tratamentos para perder a barriga sem fazer esforço


Tratamentos evitam cirurgias plásticas



Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images

Seu sonho é exibir uma barriga dos sonhos no verão? Hoje é possível recorrer a tratamentos pouco invasivos e com resultados visíveis. Alternativas a intervenções cirúrgicas, como lipoaspiração e lipoescultura, os procedimentos são realizados em consultório sem a necessidade de sedação. É bom lembrar que uma alimentação equilibrada potencializa a perda de medidas de forma saudável.  A seguir, confira os novos tratamentos para ter uma barriga de dar inveja:

  • 1
    TermoLipo com Infrared
    Através da emissão de calor por radiação infravermelha, o aparelho acelera o metabolismo no local da aplicação. É ideal para a redução de medidas, perda de gordura localizada e celulite de diferentes regiões do corpo. O tratamento auxilia na hidratação da pele e eliminação de toxinas e líquidos retidos, diminuindo possíveis edemas. Número de sessões recomendadas: dez sessões, uma por semana.
  • 2
    Drenagem linfática ortomolecular
    A nova modalidade da clássica drenagem linfática facilita a entrada de oligoelementos (como fósforo, selênio, magnésio e cálcio) nas células, promovendo a nutrição celular e ativando o metabolismo. O tratamento inclui esfoliação da pele, aplicação de máscara com oligoelementos e massagem drenante, que promove a redução da celulite e a liberação de toxinas que podem provocar inchaços na região da barriga. Número de sessões recomendadas: de cinco a dez sessões.
  • 3
    Lipoescultura gessada
    Este novo tratamento promete ser a solução para a barriguinha insistente. O tratamento inclui sessões de carboxiterapia, que consistem na aplicação de gás carbônico no tecido subcutâneo, através de uma agulha fina. O resultado é a melhora da oxigenação dos tecidos e a ruptura das células de gordura, que são mais facilmente eliminadas. Na lipoescultura gessada são aplicadas bandagens embebidas em princípios ativos, que ajudam a reduzir medidas e combatem a celulite. Número de sessões recomendadas: dez sessões, uma vez por semana. 
  • 4
    Massagem Ultramodeladora Lakshimi
    Vigorosa, a massagem proporciona a liberação de toxinas e perda de medidas. Seu diferencial são movimentos direcionados especificamente para cada região do corpo, o que potencializa a perda de medidas em menor tempo. Ao final da sessão há aplicação de ultrassom. Número de sessões recomendadas: dez sessões, uma vez por semana. 

Vai malhar? Saiba o que comer antes do treino


Não tenha medo dos carboidratos

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images


Você acorda para malhar ou chega do trabalho e vai correndo para a academia, mas não tem certeza sobre o que comer antes do treino? Uma alimentação equilibrada ao longo do dia é a dica para quem quer perder medidas, mas o lanche pré-treino deve nutrir, sem pesar. “O que você come tem papel importante no sucesso da sua atividade física, já que prepara o organismo para o esforço”, explica Fernanda Guidi Colossi, nutricionista da Clínica Mirabile. A seguir, confira dicas para os lanches pré-treino:

  • 1
    Desmistifique os carboidratos
    “Uma hora antes de praticar atividade física faça um lanche contendo alimentos ricos em carboidratos, como pão, biscoitos e cereais, que fornecem energia para a atividade e iniciam a queima da gordura com mais eficiência. Sempre preferia as versões saudáveis desses alimentos, preferencialmente, as integrais. Em geral, estas pequenas refeições pré-treino devem contabilizar até 200 kcal”, explica a nutricionista Carla Faedo, da Clinica Les Peaux. De acordo com Fernanda, iogurte desnatado com granola é uma boa indicação para quem vai praticar musculação. Para as demais atividades, uma torrada integral com queijo cottage é suficiente para oferecer os nutrientes e a energia necessária para a prática do exercício.

    Barriga: saiba quais alimentos aumentam o volume da região
  • 2
    Não descarte as frutas
    “Fruta é uma ótima opção para comer antes da prática de atividade física. Recomendo a banana in natura ou desidratada, assim como damasco seco, além de sucos ou vitaminas. A água de coco também pode ser consumida antes do exercício, já que age como isotônico natural, repondo os sais minerais perdidos ao longo do dia”, diz Carla. Ela ainda recomenda evitar o uso exclusivo de alimentos líquidos antes de exercícios aeróbicos, para não favorecer o refluxo, principalmente exercícios em imersão, como a natação.

    Frutas secas são boa alternativa para o lanche
  • 3
    Whey protein: antes ou depois?
    “Alguns estudos sugerem que quando o whey protein é ingerido antes do treino, a substância favorece o ganho de massa muscular. Por outro lado, pesquisas apontam que o produto deveria ser ingerido logo após o exercício, já que neste período acontece a reconstrução e fortalecimento muscular mais intenso. Esta teoria ainda diz que o uso do suplemento no pré-treino pode levar ao acúmulo de gordura. Na minha opinião, o mais concreto é testar ambas as teorias e observar os resultados. Faça um uso consciente do suplemento e esteja atento aos efeitos que causam para adaptar a sua realidade, sempre com o acompanhamento de um profissional da área”, recomenda Carla.

O maior vilão da flacidez é o aumento exagerado de peso


dieta de baixo índice glicêmico é o recomendado

O maior vilão da flacidez é o aumento de peso
Foto: Getty Images


Ao longo de toda a gestação, o aumento de peso da mulher gira em torno de 10kg a 14kg. O ideal é fazer uma dieta de baixo índice glicêmico.

Dieta de baixo índice glicêmico: veja sugestões de cardápio

Se não houver acompanhamento regular de um médico, é possível que o aumento de peso seja maior do que o necessário, o que significa mais dificuldade para eliminar as gorduras localizadas e uma briga maior contra a flacidez. É a consequência do efeito sanfona.

"A coisa mais importante para evitar a flacidez é não permitir o aumento exagerado de peso, uma vez que o ganho e perda de peso causam a ruptura das fibras elásticas, causando a flacidez", explica a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Luna Azulay.

Sete dicas para manter a dieta no inverno


Grelhar a carne antes de começar o fondue está na lista!

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images

O frio chegou e com ele a vontade de ficar debaixo do edredom, curtindo um filme e...comendo chocolate? A diminuição na prática de exercícios físicos combinada ao aumento da ingestão calórica pode colocar a perder todo seu esforço para emagrecer. A seguir, veja dicas de nutricionistas para não fugir da dieta durante o inverno:

Cinco razões para malhar no inverno


  • 1
    Cuidado com as sopas
    De acordo com a nutricionista Alessandra Almeida, da clínica Andréa Santa Rosa, substituir a salada do jantar por uma sopa é uma ótima alternativa para aquecer o corpo de forma light: “Desde que contenha os alimentos adequados, a sopa é uma boa alternativa. Ela pode virar uma bomba calórica, que você vai comer rápido e sem perceber, se escolher ingredientes errados. Fuja de caldo verde com batata inglesa, bacon e minestrone, composta por macarrão com feijão. Uma sopa balanceada deve possuir uma porção de proteína ou gordura boa, como amêndoas, semente de girassol ou de linhaça. Entre os legumes, os mais recomendados são abobrinha, berinjela, chuchu, alho poró, couve-flor, brócolis, abóbora e carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce ou baroa. Se você optar pelos carboidratos, combine com legumes de sabor neutro, como couve-flor e chuchu, para diminuir o teor de calorias do prato”.

    Opções para quem não gosta de jantar
  • 2
    Fondue? Só com truque!
    Desde que faça trocas inteligentes, você pode se dar ao luxo de jantar um belo fondue ou queijos e vinhos durante o inverno. “Tente fugir do fondue de queijo. No caso do fondue de carne, opte por grelhar os pedaços em uma frigideira antes de colocar na panela. Assim ela permanece menos tempo mergulhada no óleo quente, absorvendo menos gordura e diminuindo o valor calórico. Como acompanhamento, escolha molhos que não contenham maionese ou creme de leite. Para o fondue de chocolate, prepare-o com consistência mais rala, à base de chocolate amargo e abuse das frutas como acompanhamento”, explica a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp. Foi convidado para uma comemoração com queijos e vinhos? “Opte pelos queijos de cabra, ovelha e búfala, já que o grau alergênico é menor quando comparado aos derivados do leite de  vaca. Todo alimento considerado alergênico pode aumentar o grau de inflamação do sangue, que favorece o acúmulo de gordura”, ressalta a nutricionista Alessandra.

    Porções de alimentos com 200 calorias: veja sugestões que não detona sua dieta
  • 3
    Invista nos termogênicos
    De acordo com Marcela, “os alimentos termogênicos têm o poder de elevar a temperatura corporal, promovendo alto gasto energético ao serem processados, ajudando na perda de peso. Para conseguir este efeito, você pode consumir em até quatro xícaras de chá verde por dia, acrescentar gengibre ralado ou picado no leite, iogurte e saladas ou polvilhar canela em frutas assadas ou quentes, vitaminas, leite e iogurte. O café também é considerado termogênico e você deve consumir de três a quatro xícaras por dia para não exagerar na ingestão de cafeína. A pimenta vermelha pode ser usada em um preparado especial, colocando-a em um vidro de azeite junto com gengibre. Deixe curtir por três dias e use em saladas e carnes. O vinagre de maçã também pode ser usado para temperar saladas”.

    Termogênicos emagrecem? Especialistas respondem
  • 4
    Troque a cerveja pelo vinho
    O clima frio é mais favorável ao consumo de vinho. É verdade que a cerveja é menos calórica mas, provavelmente, você não conseguirá consumir apenas duas latinhas. O vinho tinto ainda faz bem para a saúde do coração, condição essencial para manter o ritmo na academia. "Ele possui possui polifenóis, componentes naturais encontrados na casca e na semente da uva, que possuem importante ação antibiótica, efeito antioxidante e ainda reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o chamado colesterol bom (HDL), ajudando a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias. A recomendação diária de consumo é de ate duas taças para homens e até uma taça para mulheres”, diz Marcela.

    Veja quantas calorias cada dose de bebida alcoólica pode conter

  • 5
    Diminua o intervalo entre as refeições
    Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o frio favorece a perda de peso, já que o corpo precisa gastar mais calorias para se manter aquecido. “Por outro lado, como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, ficamos com a sensação de fome mais cedo. Uma dica é diminuir o intervalo entre as refeições para duas horas e meia, em vez de três. Procure consumir alimentos pouco calóricos em porções pequenas e fracionadas”, explica Alessandra.

    Cinco dicas para emagrecer e não recuperar os quilos eliminados
  • 6
    Adoce o dia com poucas calorias
    Bateu aquela vontade de comer um docinho? Fuja do chocolate! Segundo a nutricionista Marcela Frias, “frutas quentes ou assadas são ótimas opções. Opte por maçã, banana, pêssego ou abacaxi. Você ainda pode polvilhar canela sobre elas, que possui propriedades termogênicas. A especiaria ainda ajuda a atrasar o esvaziamento gástrico, colaborando para evitar a fome ao longo do dia, prevenindo picos de ansiedade e a consequente vontade de comer mais doce”.

    Quiz: qual a dieta ideal para você
  • 7
    Aqueça o corpo com chás
    A melhor forma de aquecer o corpo sem acrescentar calorias é beber um chá. “Recomendo o consumo de chá verde, cavalinha, hibisco, dente de leão com hortelã, anis, limão siciliano e gengibre, que ajuda a disfarçar o gosto amargo. Uma dica para o preparo correto do chá é não deixar a água ferver. Quando começar a levantar fervura você deve desligar o fogo e deixar as ervas em infusão de dois a três minutos”, finaliza Alessandra.

Conheça alguns tratamentos contra a flacidez


eles são feitos com ultrassom, radiofrequência ou infra-vermelho

Conheça alguns tratamentos contra a flacidez
Foto: Getty Images


De acordo com a dermatologista Luna Azulay, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a flacidez nada mais é do que a sobra de pele após o efeito sanfona. E para fortalecer a pele e os músculos que foram atingidos após o período da gestação, alguns aparelhos são indicados para o primeiro ou segundo meses depois do parto.

"O médico vai dizer quando o útero já voltou ao normal. A partir daí, pode iniciar o tratamento com aparelhos de elementos físicos de métodos mais simples ou avançados com ultrassom, radiofrequência e infra-vermelho", afirma. Os resultados começam em pouco tempo, mas prepare-se para um mínimo de quatro meses de tratamento.

Conheça alguns tipos de tratamentos recomendados contra a flacidez após o parto:

- Endermologia: estimula a circulação linfática por meio de uma massagem a vácuo. O aparelho associa a massagem de ultrassom com a drenagem linfática. "Contribui para uma melhor circulação do sangue e o endurecimento dos tecidos, facilitando a eliminação da flacidez da pele. O tratamento só pode ser realizado após seis meses da gestação", afirma o dermatoligista Fernando Passos de Freitas.

- Reaction: o aparelho pode ser usado pelas grávidas e aquece a pele com o objetivo de melhorar a circulação, atacar as células de gordura e estimular o colágeno. De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas, o reaction "reúne três níveis de radiofrequência e um sistema de sucção para combater a celulite, gordura localizada e a flacidez".

- Drenagem linfática: ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a devolver a elasticidade da derme. "Pode ser realizada durante a gestação, por estimular o sistema imunológico, diminuir inchaços e as dores. Mas é importante que, antes de realizar o procedimento, a mulher consulte seu médico", afirma o dermatologista Fernando Passos.

Cabelos brancos: conheça os mitos e verdades


dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o tema

Foto: Getty Images.


Cada vez mais é comum encontrarmos mulheres felizes e satisfeitas com a cabeleira branca, afinal os fios brancos já são sinal de estilo e elegância. Quem não se lembra da Miranda Priestly (Meryl Streep) do filme "O Diabo veste Prada", inspirada na Anna Wintour (editora da revista Vogue)? Mas, apesar de cheio de personalidade e superfashion, o look não é unânime entre as mulheres.

A verdade é que, indesejáveis ou não, os fios brancos surgem para todo mundo e geram diversas dúvidas sobre a prevenção e causas. Para desvendar estes mistérios e desmistificar os principais pontos, convidamos a dermatologista Dra. Marcia Linhares. Confira abaixo!

  • 1
    Ter cabelo branco ainda jovem é 'de família'

    Verdade.
    A idade não é a principal responsável pelo aparecimento dos fios brancos: a hereditariedade também é um forte fator. Esta é a maior explicação para muitos jovens apresentarem fios brancos. Mas, calma! Apesar de a chance de ter cabelos brancos cedo aumentar com a herança genética, não é regra 'herdar' os fios brancos dos pais ou avós.

    Usa tintura para disfarçar fios brancos? Conheça técnica para hidratar o cabelo
  • 2
    Arrancar fios brancos os faz surgir em maior quantidade
    Mito. "Há pessoas que dizem que arrancar um fio branco equivale ao nascimento de sete", diverte-se a dermatologista com a crença popular. Brincadeiras à parte, não há nenhum estudo ou pesquisa que comprove esta informação. Ou seja, se o branco te incomodar, pode arrancar!
  • 3
    Estresse pode causar o surgimento de fios brancos
    Verdade. "Pesquisas indicam que, por conta da tecnologia e da vida corrida, as mulheres de hoje ficam com cabelo branco mais cedo do que as de antigamente", explica Linhares. Portanto, manter o equilíbrio emocional e uma vida saudável com a prática de exercícios também é um importante cuidado na prevenção dos fios brancos.

    Especialista avalia as principais soluções para o estresse
  • 4
    Os fios brancos amarelam
    Verdade. A dermatologista explica que o amarelamento é causado pela oxidação natural dos fios e para prevenir a receita é simples: "É preciso proteger-se do sol e do cloro, além de utilizar produtos específicos para os fios brancos como por exemplo, os xampus com pigmento violeta que neutralizam o amarelado".

    Cabelo branco pode ser truque de estilo. Veja como adotar
  • 5
    Existe tratamento para os cabelos brancos
    Parcialmente verdade. "Não é possível reverter os fios brancos, mas sim prevenir o aparecimento de novos fios com vitaminas e antioxidantes. A idade indicada para começar os tratamentos é a partir dos 35 anos, mas quem apresenta herança genética pode começar a utilizar os medicamentos a partir dos 25", explica a dermatologista.

Quatro dicas para emagrecer com o Instagram das famosas


Incentivo e até receitas estão na lista!



O Instagram virou mania entre as famosas que adotam um estilo de vida saudável e esbanjam o corpo perfeito por aí. Confira como os perfis das celebridades nessa rede social podem ajudar a disciplina e ganhar doses diárias de incentivo:

  • 1
    Receitas
    Celebridades que mantém a dieta em dia costumam seguir um cardápio natural, regado a receitas interessantes. A modelo Yasmin Brunet costuma dar o passo-a-passo de shakes e sucos especiais.

  • 2
    Incentivo
    Ver fotos de pessoas que alcançam – e superam! – seus objetivos dá uma energia a mais para enfrentar a academia naquele dia de desânimo. A blogueira Gabriela Pugliesi é conhecida por postar fotos em que mostra o corpo sarado na medida certa. 


  • 3
    Exemplos
    Famosas que mudaram seu estilo de vida se tornaram ícones do corpo sarado com saúde no Instagram. Sócia da grife Nag Nag, Carol Buffara se tornou uma espécie de guru da corrida e esbanja energia em suas fotos.


  • 4
    Looks
    Você não precisa abrir mão do estilo na hora de malhar. As famosas costumam aparecer lindas em fotos antes do treino, provando que é super possível andar na moda em qualquer momento do dia. Irmã do jogador de futebol Neymar, Rafaela Beckran, costuma postar fotos com suas escolhas para a academia. 

Conheça dois tratamentos estéticos faciais antes de apelar para a cirurgia


drenagem linfática e fonoestética são aliados no combate às rugas



Não, nós não somos contra as cirurgias faciais. Muito menos a aplicação de toxina botulínica, o famoso botox. Mas você há de convir que, se for possível, é mais recomendado testar outros tratamentos antes de entrar no “bisturi”.

Para esclarecermos as principais dúvidas sobre os tratamentos não invasivos, conversamos com especialistas no assunto: a fonoaudióloga Silvia Pierotti, especialista em motricidade orofacial com enfoque em Fonoudiologia Estética, e as dermatologistas Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Silvia de Mello, da clínica Ivo Pitanguy. Abaixo você conhece as técnicas e põe na balança as vantagens de cada tratamento.

  • 1
    Drenagem linfática facial
    Foto: Getty Images.

    Drenagem linfática não é nenhuma novidade, mas a técnica aplicada somente no rosto ainda é pouco popular. Da mesma forma que o procedimento se dá no corpo, através de massagens para estimular a circulação linfática e eliminar líquidos, a drenagem no rosto também é capaz de reduzir inchaços, medidas e até o acúmulo de gordura no pescoço, as indesejadas papadas, por exemplo. “Caso a drenagem seja realizada entre 20 e 30 anos, aliada com boa alimentação e proteção solar, ela pode retardar as cirurgias de papada, marcas de expressão e também o uso de preenchimento”, acrescenta a Dra. Karla Assed. 

    Tratamentos estéticos: conheça 5 novidades da indústria farmacêutica; veja
    Para a Dra. Silvia de Mello, a técnica não substitui a aplicação de toxina botulínica “A drenagem não funciona sozinha, o uso de cremes apropriados, peeling e o preenchimento associados à drenagem linfática facial trarão excelentes resultados”, diz.
  • 2
    Fonoaudiologia Estética
    Foto: Getty Images.

    A fonoaudiologia estética, ou fonoestética, nada mais é que uma área de atuação da fonoaudiologia que equilibra a musculatura da face e reeduca as funções de mastigação, fala, deglutição e respiração - capaz de promover a suavização das rugas e marcas de expressão. Diferente da drenagem que, segundo a Dra. Karla pode mostrar resultado já na primeira sessão, a fonoestética necessita de 3 a 4 meses de consultas semanais para a avaliação dos resultados.

    Mas este prazo tem explicação: a técnica é mais profunda. A fonoaudióloga explica que o primeiro passo é analisar a dinâmica da musculatura facial do paciente.  Traduzindo em miúdos, nossos vícios musculares - como levantar as sobrancelhas, mastigar alimentos de forma errada ou passar longos períodos com a cabeça abaixada - podem, ao longo do tempo, evidenciar rugas ou marcas de expressão.
    “O surgimento de rugas ao redor dos lábios pode aparecer em pacientes que utilizam aparelho dentário. Isto acontece porque para não mostrar o aparelho, as pessoas sorriem com tensão nos lábios, ocasionando rugas na região. As papadas não são causadas só pelo acúmulo de gordura ou idade, atendo casos clínicos em que adolescentes desenvolveram papadas por ficar longos períodos com a cabeça abaixada, lendo ou usando o computador”, explica.

    Depois da análise dos hábitos da musculatura, iniciam-se as massagens, manobras de alongamento e exercícios faciais, que deverão ser realizados em casa. “A terapia fonoaudiológica é mais uma forma de tratamento não invasivo, que provoca a oxigenação e vascularização do tecido. Mas se o paciente apresentar flacidez acentuada, o mais recomendado é procurar um cirurgião plástico”, diz Silvia. 

Conheça as novas promessas no tratamento de combate à celulite


indústria da beleza lança três novos aparelhos

Jennifer Lopez. Foto: The Grousby Group


Nós não somos "xiitas" quando o assunto é celulite; afinal, quem não sofre com os indesejáveis furinhos, não é? Até as famosas, apesar de todo o tempo (e dinheiro) dedicado a tratamentos, circulam por aí exibindo marcas no bumbum e nas pernas, como é o caso da musa Jennifer Lopez (foto). Mas, se existem opções para atenuar a questão, por que não experimentar? Só para o quesito, a indústria da beleza lançou, recentemente, três novos aparelhos.

Conheça mitos e verdades sobre a celulite
O que causa mais frisson é o BHS 156, que, apesar do nome complicado, surge com um objetivo bem conhecido para muitas mulheres: o combate à celulite e a gordura localizada. Conversarmos com as dermatologista Dra. Paula Belloti e Dra. Vivilaine Campelo, do Instituto da Pelle, e também com a fisioterapeuta especialista em dermato-funcional Liane Rosa Dias, da clínica Kátia Volpe; abaixo você encontra as principais novidades e orientações:

  • 1
    BHS 156: promessa contra à celulite e gordura localizada
    A promessa é forte: "lipo sem cirurgia". Na onda dos tratamentos não invasivos, o aparelho traz um grande diferencial se compararmos a outros já existentes no mercado: a radiofrequência gelada. Mas o que é isso? A fisioterapeuta especialista em dermato-funcional Liane Rosa Dias explica: "Muitas vezes os pacientes se sentem incomodados com altas temperaturas da radiofrequência. Este aparelho promove a troca de temperatura, quente e gelada, que além de criar uma sensação mais agradável à pele, estimula o metabolismo celular mais rapidamente e produz colágeno, fundamental no combate à celulite".

    A fisioterapeuta conta que já na primeira sessão é possível observar os resultados, com o tônus da pele mais rígido, mas o protocolo de eficiência do produto são de, no mínimo, quatro sessões.
  • 2
    Ultrassom mais veloz e potente
    Um evento importante ou uma crise de consciência? Se o mais importante é resolver rapidamente a questão da celulite e da gordura localizada, este aparelho é a melhor opção. Batizado como "Velox", o equipamento possui maior potência nas aplicações, chegando a 57w, o que significa que o poder de ação e resultado são potencializados.

    Apesar de a principal recomendação do produto ser exatamente para o combate à celulite, o "Velox" também promete contorno corporal e melhorias em um pós-operatório, já que contribui para uma cicatrização mais rápida.

    Bambuterapia: conheça a massagem que reduz celulite
  • 3
    Fototerapia também é solução
    Fototerapia é uma modalidade terapêutica que aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta - processo capaz de alterar a fisiologia cutânea. Trocando em miúdos, a exposição à luz pode contribuir para o fortalecemento do tônus da pele.

    Sobre este procedimento,
    a indústria investiu num aparelho específico que utiliza laser ou luz de led para potencializar a ação dos dermocosméticos. O Elite, como é chamado, funciona para reparar o colágeno, para a biomodulação celular, gordura localizada e também para as temidas celulites.

    Sobre os efeitos no corpo: "Não há contra indicação absoluta da aplicação do led, mas vale sempre lembrar que qualquer procedimento deve ser sempre acompanhado por um médico responsável. Aconselho no máximo duas vezes por semana”, explica a Dra. Paula Belotti.

    Além da orientação médica, a Dra. Vivilaine Campelo, do Instituto da Pelle, ressalva: "Os tratamentos realizados com luz de led não comprometem a saúde, mas é preciso ficar atento apenas na utilização dos lasers, porque cada tipo oferece benefícios e cuidados diferentes".

Tratamentos estéticos: conheça 5 novidades da indústria farmacêutica


drenagem linfática em cápsulas é um dos lançamentos


Tratamentos de beleza sempre despertam a curiosidade das mulheres, já os lançamentos são um prato cheio para renovar os cuidados com a pele o corpo. Por conta disto, reunimos as principais novidades da indústria farmacêutica para explicar as vantagens de cada produto e a forma de usar.

Entre as surpresas estão as cápsulas de drenagem linfática que prometem reduzir a medida dos quadris em até 1,9 centímetros em 28 dias. Animada? Conheça os produtos abaixo com a explicação do cosmetólogo e farmacêutico Maurício Pupo e a orientação da dermatologista Clarissa Caramez.

  • 1
    Drenagem linfática em cápsulas
    Foto: Getty Images.
    Uma novidade e tanto. Conhecida por estimular o sistema linfático e acelerar o processo de retirada de líquidos e toxinas acumuladas no organismo, a drenagem linfática é uma técnica de massagem. Mas agora, de acordo com os últimos lançamentos, o procedimento também pode ser feito via oral. “É possível eliminar 1,9 centímetros no quadril em 28 dias com o uso correto das cápsulas. Além de reduzir as medidas, o tratamento também auxilia no inchaço pré-menstrual e na região embaixo dos olhos”, conta Pupo. 

    Para a dermatologista as cápsulas não fazem efeito sozinhas: “Para alcançar a boa forma, elas devem ser associadas à alimentação balanceada e à prática constante de exercícios físicos”. E sobre a eficácia das cápsulas comparada à drenagem tradicional? “Ainda é precoce a comparação, porém sabe-se que quando aliadas à drenagem tradicional as cápsulas potencializam a diminuição das medidas”, explica Clarissa.
  • 2
    Peeling em lenço
    Fotos: Getty Images.
    O peeling é um procedimento comum nos cuidados com rosto por esfoliar a pele e eliminar manchas e marcas de expressão e geralmente são feitos em clínicas estéticas, com o acompanhamento de um profissional. Mas para a indústria de cosméticos, isto já é coisa do passado: segundo Pupo, o peeling em lenço, desenvolvido na Itália, oferece os mesmos efeitos, mas de forma mais prática já que pode ser feito em casa. É uma espécie de lenço umedecido que deve ser aplicado diariamente antes de dormir para estimular a renovação celular da pele do rosto. Em média, segundo o farmacêutico, o envelope com 1 lenço custa R$3,50.

    A dermatologista é clara sobre a orientação médica: “A proposta é ser um peeling com baixo potencial irritativo, porém se houver alguma reação o paciente deve procurar o dermatologista”.


  • 3
    Laser em creme para tratamento antirrugas
    Foto: Getty Images.
    O processo do laser em creme funciona através da alteração da energia de radiação dos raios UVB e UVA. Ahn? Parece complicado mas não é: as moléculas fluoróforos possuem características de absorção da radiação, elas alteram a energia da radiação UVB e UVA para uma nova energia chamada fluorescência, capazes de transformar a radiação em benefícios para a pele. Pupo simplifica: “O processo funciona como o vagalume: absorve luz numa frequência e transmite em outra. O laser em creme absorve a luz ultravioleta que é ruim para a pele e transforma numa energia benéfica”.

    Por conta da luz ultravioleta, o farmacêutico também explica que o creme só faz efeito durante o dia já que à noite seria preciso um ambiente extremamente iluminado para captar esta radiação. “Este tratamento não substitui o laser das clínicas, é um complemento para prolongar o efeito do laser e contribuir para o clareamento da pele”, acrescenta.

    Sobre as vantagens do produto em creme, a dermatologista Clarissa Caramez acresecenta: "A substância incorporada em bases cremosas apresenta os nutrientes fundamentais para o tratamento contra os sinais dos tempo: aminoácidos, polifenóis e vitamina C. Além disso, pela praticidade da aplicação em casa, o produto não altera a rotina do paciente".
  • 4
    Autopreenchimento cutâneo em cápsulas
    Foto: Getty Images.
    É uma reposição de colágeno via oral para melhorar a firmeza e elasticidade da pele. “Com matéria prima produzida na França, o autopreenchimento funciona de dentro para fora: a ingestão de 300 mlg da substância diária já garante resultados. "É importante aliar o tratamento a vitamina C para potencializar o efeito da cápsula” explica Pupo.

  • 5
    Vaidade masculina: novo produto para os homens
    Foto: Getty Images.

    Já faz tempo que os homens se preocupam com a beleza: xampus específicos, base para esconder acne, depilação e tantos outros cuidados. De olho neste mercado, Maurício Pupo fala sobre o novo lançamento da indústria, o ZZ Cream. “Os homens preocupam-se com a beleza mas também com a praticidade. O ZZ cream – criado para geração Z, nascidos a partir de 1989 – é multifuncional: é filtro solar e base, reduz a oleosidade da pele e tem poder antiflamatório, ideal para o pós-barba”.