sábado, 3 de agosto de 2013

Oriental ou egípcia: depilação à linha é uma técnica natural de tirar os pelos

Antialérgica, a depilação com linha destaca as sobrancelhas e acaba com pelos bem finos e curtos.

Linha (Foto: Getty Images)

A depilação à linha é perfeita para modelar as sobrancelhas (Foto: Getty Images)
Chamada de egípcia, oriental ou chinesa, a depilação com linha não tem origem muito definida. Sabe-se que ela já era utilizada a favor da beleza em países do Oriente Médio antes de se popularizar e conquistar clientes no Ocidente. A esteticista Luana Rachele, do Ophicina do Cabelo, aprendeu a técnica com a sogra, libanesa. Segundo ela, o método é perfeito para a pele sensível, especialmente a do rosto. Retira os pelos desde a raiz, não utiliza química nem oferece riscos de cortes, alergias ou queimaduras.
A linha, que pode ser de seda ou 100% algodão, elimina até os fios pequenos e a penugem bem fina, que costuma aparecer na testa, buço, queixo e maçãs do rosto. Essa depilação também ajuda a definir as sobrancelhas, já que limpa todo o seu contorno, valorizando o olhar. “Ao tirar a penugem, a sobrancelha fica definida, com um acabamento mais bonito”, explica Luana Rachele.
Apesar de utilizada preferencialmente em áreas pequenas, também é eficaz nas axilas. Pode, ainda, depilar áreas maiores, como costas, pernas, virilha, mas, dependendo da agilidade do profissional, o processo demora mais.
Logo após a depilação, pode surgir uma vermelhidão passageira, que desaparece em alguns instantes. “Como fricciona levemente a pele, tem dois efeitos: clareia e retira a camada superficial de células mortas”, diz Ellen Gomes, esteticista do Crystal Hair. A durabilidade chega a quatro semanas, variando conforme o crescimento dos pelos.
Apesar da técnica mais comum ser a de torcer, enrolar o fio com as mãos e manter uma das extremidades presa nos lábios, há outras maneiras de fazer. “Conheço métodos diferentes, com a linha trançada nas mãos, no pescoço, de lado”, enumera Luana Rachele. Mesmo presa nos lábios da depiladora, não há risco de contaminação. Essa parte não toca o corpo nem a área depilada da cliente. Além disso, a linha é descartável. Após o uso, nada de reaproveitar em outra cliente.

Segundo a esteticista Maria Auxiliadora Abreu, da rede Werner Coiffeur, não é necessário higienizar a linha. Algumas vezes, ela passa gel de calêndula para limpar a pele de clientes que usam protetor solar ou maquiagem. “Ele acalma e dá bom resultado”, ensina.

Depilador elétrico: depilação sempre em dia com o prático acessório

Dias de sol e praia em pleno inverno? Com um depilador elétrico, você depila até pelos minúsculos, onde estiver.



depilador elétrico (Foto: Divulgação/Philips)


Uma das maiores vantagens do depilador elétrico é a praticidade. Ele retira os pelos mais curtos pela raiz, até mesmo durante o banho, e o método dura cerca de 15 dias. Basta ligar e iniciar a depilação de baixo para cima, movendo o aparelho na direção contrária ao crescimento dos pelos, a 90 graus da pele.
Mesmo quem é adepta de outras técnicas, pode ter um aparelho sempre à mão. Com ele, fica fácil se livrar dos pelinhos que crescem entre uma depilação e outra ou quando falta tempo para marcar hora com a depiladora. Para manter a beleza e tirar o melhor proveito do depilador, que tem vida útil de cerca de oito anos, basta seguir as instruções do fabricante.

10 vantagens do depilador elétrico (Foto: EGO)As vantagens do depilador elétrico sobre outras técnicas de depilação (Foto: Divulgação/Philips)

Depilar os pelos destaca o abdômen do sonho das mulheres

Elimine os fios escuros da barriga. Eles não combinam com a tão desejada barriga negativa.




Barriga (Foto: Isac Luz / EGO)A depilação deixa o abdômen lisinho (Foto: Isac Luz / EGO)
Pelinhos escuros, se sobressaindo no abdômen, acabam com a beleza e diminuem a autoestima de qualquer mulher. Depilar a região já é o primeiro passo para conquistar um visual mais bonito. O problema existe e há quem precise recorrer à depilação.
Uma boa opção para acabar com o incômodo é retirar os pelos de toda a barriga ou apenas os mais grossos que, em geral, nascem ao redor do umbigo ou em direção à virilha. Nos mais grossos, vale a pena investir em métodos com maior durabilidade, que arrancam os pelos pela raiz, como depiladores elétricos, linha e cera. As lâminas devem ser evitadas porque o crescimento dos pelos é rápido e os fios acabam nascendo espetados. No caso de cremes depilatórios, convém testar antes de aplicar o produto, para verificar se há alergia à fórmula.


Já o laser só atinge pelos escuros e grossos, ou seja, a penugem que costuma aparecer em toda a barriga não é eliminada. “Neste método, a paciente não deve se bronzear na região pelo menos um mês antes e uma semana após o procedimento”, recomenda a dermatologista Paula Raso.
As grávidas, que às vezes se incomodam com os pelos e com o escurecimento da linha nigra (uma faixa escura e vertical que aparece na barriga durante a gestação), podem fazer depilação, desde que não seja com o laser, contraindicado nessa fase. “Os hormônios das grávidas produzem um aumento de pelos no corpo, mas a situação melhora após o parto”, comenta Paula Raso.

Cera quente ou fria: os prós e contras de cada tipo de depilação

Confira aqui como escolher a melhor opção para se depilar, de acordo com o tipo de pele e a parte do corpo.

Cera quente ou fria: qual escolher? (Foto: Getty Images)
Depilação (Foto: Getty Images)
Tanto a cera quente quanto a fria arrancam os pelos desde a raiz e, por isso mesmo, têm boa durabilidade se comparadas a técnicas de depilação que só cortam. Em cerca de 20 dias, os pelos começam a aparecer novamente e uma nova depilação é necessária.
A maior diferença entre as ceras fria e quente fica por conta da temperatura, claro, e do desconforto que causam. Enquanto a primeira deve ser aquecida a 38 graus, aproximadamente, a fria é aplicada em temperatura ambiente.
Para quem vai passar a cera em casa, atenção à hora de puxá-la. “Quente ou fria, o risco é de machucar ao retirar da pele”, explica Regina Jordão, diretora do Instituto de Depilação Pello Menos. Quanto ao comprimento, os pelos não podem estar muito curtinhos, o que atrapalha bastante, especialmente quando a depilação precisa ficar sempre em dia, como no verão.

Ao procurar um salão ou clínica para fazer depilação, a cliente deve se informar se o material utilizado é todo descartável. A cera, mesmo que esquentada ou fervida, não pode ser reutilizada, pois há risco de conter bactérias.
A cera ou qualquer outro método de extrair pelos não deve ser usada em casos de trombose superficial da perna (tromboflebites), com veias que romperam e sangraram.
[DEPILAÇÃO] Cera Quente x Cera Fria (Foto: EGO)